PEL Site UFRJ

 

O PEL, fruto da parceria entre a Divisão de Esporte, Cultura e Lazer - DECULT/PR7 e Escola de Educação Física e Desportos - EEFD foi criado em 2016 com o objetivo de "proporcionar um espaço para a prática de atividade física orientada voltada para a manutenção/melhora da saúde e da qualidade de vida (...)" para estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ, tendo bastante êxito nas suas primeiras edições.

 

O Programa, que é parte da Politica de Assistência Estudantil da UFRJ, foi modificado em 2018 para cumprir com o seu objetivo de ampliar a sua ação, projetando uma melhor trajetória acadêmica de seus participantes e aumentando as possibilidades de permanência saudável dos estudantes na Universidade.

 

O Edital do PEL 2018/1 traz algumas novidades. As inscrições serão realizadas a partir de um formulário on-line no período de 03/04/2018 a 08/04/2018, no qual todos os campos devem ser preenchidos corretamente para a validação das inscrições. Durante o preenchimento deverá ser informada a modalidade escolhida bem como o respectivo dia(s)/horário da mesma. Outra novidade é a forma de seleção que deixa de ser por ordem de inscrição e passa a ter uma forma mais democrática através do sorteio público (conforme Anexo I do edital).

 

Nessa edição estamos ampliando a oferta de vagas e de modalidades do PEL, abarcando assim outras manifestações da cultura corporal do movimento, como por exemplo, dança/ritmos, capoeira, funcional, mas também modalidades esportivas não tradicionais, como é o caso da ginástica artística, do badminton, do hóquei sobre grama, dentre outras. 

 

Acesse aqui o edital

 

Visualize aqui o quadro de horário das modalidades

 

Clique aqui para fazer sua inscrição

 

A Pró-reitoria de Políticas Estudantis em parceria com a Prefeitura Universitária disponibilizará 10 (dez) inscrições gratuitas para estudantes de graduação, já avaliados como perfil PNAES pela UFRJ para participarem da Corrida da Sabedoria que será realizada no dia 29 de abril. A largada está prevista para as 8 horas da manhã, em frente à reitoria da UFRJ, com percursos de 4 km e 8 km.

 

Os interessados deverão encaminhar um e-mail, colocando no assunto "Corrida da Sabedoria", para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até às 14:00 do dia 28/03 (quarta-feira), confirmando seu interesse em participar da corrida. A partir das 15:00 do mesmo dia estaremos realizando um sorteio público na sala da Divisão de Esporte Cultura e Lazer – DECULT, da Pró-reitoria de Políticas Estudantis, localizada na Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – CCMN.

 

Cabe ressaltar que somente estarão aptos a participarem do sorteio aqueles que enviarem o e-mail de interesse, até o horário designado, com as respectivas documentações comprobatórias (documento com foto e declaração de ingresso por ação afirmativa) em anexo e, enquadrarem-se, exclusivamente, como estudantes já avaliados como perfil PNAES pela Divisão de Apoio ao Estudante – DAE.

 

No corpo do e-mail se faz necessário informar os seguintes dados: Nome, RG, CPF, telefone para contato, DRE e curso, bem como o tamanho da camisa e a distância escolhida.

 

Conforme Resolução da Secretaria Municipal de Transporte (SMTR) nº 2930 de 22 de dezembro de 2017, fica a cargo da Universidade enviar à Secretaria Municipal de Transporte, semestralmente, a listagem com dados de todos estudantes cotistas regularmente matriculados/as, para fins de renovação dos Bilhetes Únicos Universitários (BUU). A resolução igualmente determina que o prazo limite para as Instituições de Ensino enviarem tais informações, neste semestre, é dia 30/03/18, sendo responsabilidade da RioCard regularizar os BUUs desses estudantes em até 10 dias após o recebimento das informações.

A UFRJ enviou a listagem solicitada em 29/01/2018 e, não obtendo nenhum retorno da Secretaria Municipal de Transportes, reenviou nos dias 11/02/2018 e 04/03/2018.  Apenas na segunda semana de março estabeleceu-se contato com a SMTR para agendamento de uma reunião com as demais Universidades do Município do Rio de Janeiro, para esclarecimentos sobre o novo procedimento.

Em reunião realizada no dia 15 de março de 2018, com a presença da SMTR e RioCard, as Universidades foram comunicadas da suspensão do benefício de estudantes que deveriam renovar o BUU até o dia 22 de dezembro de 2017 e não estavam com este procedimento agendado até esta data e que a renovação somente ocorrerá em 10 de abril de 2018, data limite para RioCard regularizar tal situação.

Estudantes com vencimento de seus BUUs a partir de 22/12/2017 não precisam efetuar esse procedimento, sendo compromisso da RioCard que os benefícios permanecerão ativos até 10/04, data em que serão efetivamente renovados até o final do primeiro semestre letivo.

ATENÇÃO:

Este procedimento é válido apenas para renovação dos BUU de estudantes cotistas. Os estudantes que ingressaram por ampla concorrência e que possuem o benefício através do perfil de renda, devem proceder a renovação diretamente com a RioCard.

Ingressantes em 2018.1 e estudantes que ainda não possuam BUU, devem agendar a solicitação de emissão do cartão diretamente na página da RioCard.

Segundo informações fornecidas pela RioCard, caso o/a estudante deseje que o BUU seja emitido com o
nome social, basta solicitar diretamente ao atendente da RioCard no dia agendado para entrega da documentação. Para aqueles/as que desconheciam esta possibilidade, também é possível solicitar segunda via do BUU com nome social, mas será cobrada taxa de emissão do novo cartão.

Caso você tenha alguma dúvida, a listagem enviada à SMTR pode ser consultada AQUI.

Obs.: Caso seja estudante cotista e seu nome não conste na listagem, apresente declaração de cotista pessoalmente na sala da PR-7, localizada na Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Essa declaração pode ser retirada no SIGA, na sua Secretaria Acadêmica ou na Divisão de Registro do Estudante (DRE/PR-1).


A DECULT está propondo a atividade "Oficina de Escrita de Projetos Culturais" com o objetivo de incentivar e auxiliar a participação dos alunos de graduação no Edital 71/2018 de Apoio a Eventos do Estudante, iniciativa que traz o corpo discente como protagonista na produção de eventos culturais no âmbito universitário. O respectivo edital está com inscrições previstas no período entre os dias 03/04/2018 e 22/04/2018.

Visando atender a demanda da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estamos planejando a visita da nossa equipe da Seção de Cultura para a realização de oficinas de curta duração (aproximadamente 2 horas), nas quais faremos uma breve apresentação da assistência estudantil e sua relação com as políticas culturais contemporâneas, destacando a importância do cumprimento de todas as diretrizes constantes no Edital de Apoio a Eventos do Estudante 71/2018.

Apresentamos, como possibilidades de agendamento das oficinas, os dias entre 13/03/2018 a 27/03/2018, excepcionalmente, de segunda a sexta-feira, e entre os horários de 9 às 16 horas. O agendamento se faz necessário através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Aqueles estudantes que tiverem o interesse na respectiva visita da equipe DECULT deverão entrar em contato com os diretores de suas Unidades Acadêmicas para que estes possam autorizar tal visita e viabilizar a utilização do espaço na sua própria unidade.

No assunto do e-mail a ser enviado pela direção da unidade acadêmica, solicitamos que seja colocado “Solicitação de Oficina de Escrita de Projetos Culturais” e no corpo da mensagem as seguintes informações:

  • Data e horário para realização da oficina (observar as restrições);
  • Local de realização da oficina;
  • Quantidade de alunos interessados/participantes;
  • Responsável da Unidade Acadêmica pela visita.

Serão necessários os seguintes recursos:

  • Projetor;
  • Computador.

 

 

pg Superest fundo laranja web

 

A Decult, através da Seção de Cultura e Lazer está promovendo o Edital 71/2018 de Apoio a Eventos do Estudante que objetiva a realização de eventos de caráter esportivo-cultural, nas delimitações físicas da UFRJ, organizados sob a responsabilidade dos alunos, por meio de recursos financeiros oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

As incrições serão totalmente online, e o link para realizá-las estará disponível em 3 de abril de 2018, e se encerrará em 22 de abril de 2018.

Acesso ao edital - clique aqui

Anexo I - clique aqui

Anexo II - clique aqui

Anexo III - clique aqui

Anexo IV - clique aqui

 

rodas de conversa divulgacao2

 

Aproveitando o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e a semana de recepção de calouros(as) da UFRJ, a equipe Disae/SuperEst convida para a primeira Roda de Conversa Itinerante: Cultura do Estupro. A atividade contará com a participação da equipe do Centro de Referência de Mulheres da UFRJ. A DISAE entende que saúde é muito mais do que não estar doente e através da proposta de Rodas de Conversa Itinerante pretende construir espaços de discussão sobre temas que impactam a vida dos(as) discentes desta Universidade. E você, já pensou sobre o que influencia (positiva e/ou negativamente) a sua saúde e a sua vida acadêmica?

 

Link para inscrição na atividade

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpRe4gmW01PElfkIAzsrOE1E_Y-00wF6yoYRJT-yyfArfflQ/viewform

 

 Link para sugestão de temática

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmC1G9xJMUYJMGgoeE97_HENBk4MI1BM0aGZltPt1c5HEmNw/viewform

 

apresentação

 

A inserção do Serviço Social na Residência Estudantil data de 21 de março de 2016. Sendo assim, a primeira equipe técnica a atuar neste espaço composta por duas assistentes sociais. Nosso trabalho tem o objetivo de conhecer e dar respostas às necessidades dos alunos, realizar o acompanhamento social fazer o encaminhamento para a rede de serviços interna e externa, melhorar as condições de vida e de moradia dos alunos. Para tal, estamos em fase de finalização do nosso projeto de intervenção para que possamos atender melhor as demandas apresentadas.

 

LOCALIZAÇÂO E CONTATO

 

Telefone: (21)3938-0108

E-mal: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Localização: Largo Wanda Guimarães, nº400 - Cidade Universitária

 Horário de Atendimento: De segunda à sexta, de 08h às 16h.

 

A Superintendência Geral de Políticas Estudantis torna público o presente Edital, nos termos da Resolução CEG 01/08, contendo as normas e procedimentos necessários à Renovação do Benefício Moradia e da Bolsa Auxílio dos alunos beneficiários deste Programa para o ano de 2016.

 

Leia AQUI o Edital

 

QUEM IRÁ PARTICIPAR?

- Todos os alunos que ingressaram no Programa de Auxílio ao Estudante - modalidade Bolsa Auxílio ou Benefício Moradia (Bolsa Manutenção e Auxílio Moradia Emergencial), antes do ano de 2015.

- ALUNOS QUE INGRESSARAM NO PROGRAMA EM 2015 NÃO PARTICIPARÃO DESTE PROCESSO DE RENOVAÇÃO.

 

COMO SERÁ O PROCESSO?

- As COAAs emitirão parecer acadêmico através de formulário on-line, disponibilizado no SIGA.

- Alguns alunos poderão ser convocados, através do e-mail cadastrado no SIGA, para comparecer à DAE e apresentar documentação socioeconômica familiar. Somente deverão apresentar documentação à DAE os alunos convocados.

 

O QUE O ALUNO BOLSISTA DEVE FAZER?

- Verificar o email cadastrado no SIGA e, somente se for  convocado pela DAE, apresentar a documentação solicitada.

- Acompanhar o resultado nesta página no dia 20/05/2016.

- Caso seja indeferido, o aluno poderá apresentar recurso no período de 23/05/2016 a 31/05/2016.

 

DAE, 29/03/2016.

A ordem de pagamento referente ao mês de Fevereiro da Bolsa de Acesso e Permanência e respectivos Auxílios Transporte estará disponível para retirada até o dia 04/04/2016, em qualquer agência do Banco do Brasil.

Para efetuar o saque o bolsista deverá se dirigir ao caixa e apresentar documento de identidade com foto e CPF.
Apesar do prazo extenso, orientamos que a retirada seja realizada até o fim de março/2016, para evitar possíveis transtornos.

 

Listagem dos bolsistas cuja ordem de pagamento estará disponível - Clique AQUI

 

DAE, 08/03/2016.

Os alunos ingressantes pela modalidade acima mencionada deverão, o mais rápido possível, providenciar a abertura de conta universitária (ou conta corrente individual), no Banco do Brasil.

Essa providência é necessária para a continuidade do recebimento mensal da Bolsa de Acesso e Permanência e do Auxílio Transporte.

A referida conta deverá ser cadastrada, pelo aluno, no SIGA (serviços - dados pessoais - dados bancários).

 

ATENÇÃO

- É indispensável o cadastramento da conta bancária no SIGA, pelo aluno.

- Não é necessário apresentar documento de abertura de conta na DAE.

 

 

DAE, 20/03/15

Em anexo, listagem contendo alteração da situação de alguns alunos que estavam pendentes no resultado anterior.

Os alunos que ainda pemanecem com a situação PENDENTE devem aguardar a regularização de sua situação pelas  COAAS de seus cursos.

 

Os alunos INDEFERIDOS deverão apresentar recurso, nas respectivas secretarias acadêmicas, no período de 16/03 a 20/03. O comprovante deverá ser apresentado à DAE até o dia 23/03.

Os recursos, após análise da COAA do curso, deverão gerar processos que deverão ser encaminhados à Secretaria do CEG, conforme estabelecido em Edital.

 

Clique AQUI para ver a listagem

Clique na imagem

Clique na imagem

 

- Os alunos DEFERIDOS tiveram a bolsa renovada para o ano de 2015.

- Os alunos com resultado PENDENTE ainda não foram avaliados pelas respectivas COAA's, entretanto a bolsa continuará sendo paga normalmente e aguardaremos  a remessa das avaliações. Nova lista será divulgada em 13/03/15.

- Os alunos com resultado INDEFERIDO poderão apresentar recurso na  secretaria acadêmica do seu curso, no período de 9/03/15 a 13/03/15. O comprovante de entrega do recurso deverá ser entregue na Div. de Apoio ao Estudante até o dia 16/03/15, no horário compreendido entre 9:30h e 16:30h. Caso essa comprovação não seja efetuada, o aluno será excluído do programa em abril/15.

 

CLIQUE AQUI PARA VER O RESULTADO

 

DAE, 6/03/15

 

Programa Bolsas de Acesso e Permanência - Programa BAP

A UFRJ instituiu, a partir de 2013, seu Programa de Bolsas de Acesso e Permanência (Bolsas BAP) para apoio aos alunos ingressantes nos cursos de graduação, através das vagas reservadas a candidatos que concluíram o ensino médio na rede pública e renda familiar abaixo de 1,5 salário mínimo per capita. Os benefícios mensais previstos no Programa BAP incluem auxílio de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e apoio a transporte público.
A importância do Programa BAP impõe a adoção de procedimentos sempre muito criteriosos e confiáveis para que se evitem falhas ou erros no controle da sua administração.
A experiência acumulada pela SuperEst na gestão do Programa BAP demonstrou a necessidade de um período mínimo de 02 (dois) meses para garantir a realização de um trabalho sério e consequente para a avaliação e confirmação das condições socioeconômicas dos alunos ingressantes elegíveis ao Programa. Essa necessidade orientou a decisão, já anunciada pela SuperEst, de se antecipar o pagamento correspondente a 02 (duas) parcelas do valor do auxílio (2 x R$ 400,00 = R$ 800,00), o que poderá inclusive ajudar na instalação dos beneficiários. Nos próximos 02 (dois) meses, as assistentes sociais da SuperEst estarão avaliando e confirmando as condições socioeconômicas e de necessidade de transporte. Uma vez confirmadas as informações declaradas, o aluno passará a receber o benefício integral e será oficializado como participante do Programa BAP.

       Prof. HELIO MATTOS                                                                                 prof. CARLOS LEVI
             SupertEst                                                                                                      Reitor

 

4/03/15

Para repasse dos recursos às Unidades e aos Centros, os estudantes responsáveis pelas propostas selecionadas devem comparecer à reunião que será realizada no dia 3 de abril de 2014, às 12:00, no Auditório Archimedes Memória - Prédio da Reitoria - 3º andar.

 

PARA VER O RESULTADO  CLIQUE AQUI

 

Decult, 31/03/14

Informamos que, em razão da greve de servidores técnico-administrativos, não será publicado  o resultado da seleção do Benefício Moradia  previsto para hoje. Tão logo seja possível será divulgada uma nova data.

Em relação ao pagamento das bolsas de assistência estudantil (Bolsa Auxílio, Benefício Moradia e Bolsa de Acesso e Permanência), o mesmo ocorrerá no prazo habitual (de 1 a 10 de cada mês), sem prejuízo para os alunos bolsistas.

 

DAE, 28/03/14

Seleção de novos alunos para Bolsa Auxílio pagina

 

 Atenção: conforme estabelecido nos Editais e amplamente divulgado, o período para inscrição on-line (1ª fase do processo seletivo) encerrou-se no dia 12 de abril.

Quaisquer informações, contate a DAE pelos telefones 2598-1718 ou 2598-1724

 

 

Imagem relatório pagina2

 

Clique sobre a imagem para visualizar o relatório.

Atenção para o que você precisa saber: 

  • Ler com atenção todo o edital e os modelos de declaração 
  • Só poderá efetuar a inscrição para UMA das modalidades de bolsa
  • A primeira etapa da inscrição será on-line e todos os itens do formulário deverão ser preenchidos
  • Este ano os alunos de Macaé e Xerém também poderão participar da seleção do Benefício Moradia (saiba mais no edital do Benefício Moradia)
  • Prazos e documentação solicitada estão disponíveis nos editais

 

EDITAL Benefício Moradia 2013

EDITAL Bolsa Auxílio 2013

MODELOS de Declarações - Editais Benefício Moradia e Bolsa Auxílio 2013

 

 

Divisão de Assistência ao Estudante – DAE

13/03/2013

A Comissão de Avaliação dos Projetos submetidos para o Edital de Apoio a Eventos Estudantis (1ª Fase 2013) divulgou o resultado. Nos valores discriminados estão incluídos aqueles destinados a passagens e hospedagens.

Veja AQUI a relação dos projetos contemplados.

 

Rio de Janeiro, 4 de março de 2013.

Telma Gil

Chefe da Seção de Cultura, Esporte e Lazer/SuperEst

Presidente da Comissão 

calouro

 

Para que possam receber a Bolsa de Acesso e Permanência e o Auxílio Transporte os alunos, ingressantes por essa modalidade de acesso deverão entregar a documentação abaixo relacionada:

- Comprovante de inscrição em disciplinas

- Cópia do contrato de abertura de conta corrente individual no Banco do Brasil (poderá ser conta universitária) – ATENÇÃO: Dados bancários deverão ser cadastrados no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA.

- Comprovante de residência (conta pública ou outras) - No caso da conta não estar em nome do aluno, deverá ser apresentado também declaração do titular desta, datada e assinada, informando que o aluno reside naquele endereço.

- Cópia do CPF do aluno

- Declaração  devidamente preenchida e assinada (baixe AQUI o arquivo)

- Formulário  preenchido e assinado (baixe AQUI o arquivo)

 

Toda a documentação deverá ser entregue em envelope identificado com o nome do aluno, DRE, e-mail (cadastrado no SIGA) e telefone.

Período de entrega de documentos: De 12 de março a 12 de abril de 2013

Local: Divisão de Assistência ao Estudante – Prédio da Reitoria – sala 809 – Cidade Universitária.

Horário: De 9:30h às 16:30h

 

OS ALUNOS DO PÓLO XERÉM E CAMPUS MACAÉ DEVERÃO ENTREGAR A DOCUMENTAÇÃO NAS RESPECTIVAS SECRETARIAS ACADÊMICAS, NO PRAZO ESTABELECIDO.

 

Divisão de Assistência ao Estudante

07/03/2013

Banner 2 menor Segundo Tempo

 Clique na imagem e conheça melhor o Programa Segundo Tempo Universitário / Ministério dos Esportes

 

As atividades esportivas do Programa Segundo Tempo Universitário/Ministério do Esporte na UFRJ terão início em abril, como resultado de iniciativa conjunta entre a Seção de Esporte, Cultura e Lazer da SuperEst e a EEFD. Estarão voltadas, inicialmente, aos estudantes moradores da Residência Estudantil (Alojamento).

As atividades do Programa serão coordenadas pelo Técnico Desportivo Antonio Carlos N. de Carvalho, que é Coordenador de Esportes da Escola de Educação Física. As aulas serão desenvolvidas por monitores vinculados ao referido Programa.

Os alunos interessados poderão se inscrever nas modalidades atletismo, rugby, natação e hidroginástica.

As inscrições podem ser feitas nos seguintes locais, dias e horários:

- na EEFD:  de 11 a 15 de março, na sala 216, no horário de 8 às 12h;

- na Residência Estudantil, 12 de março, das 14 às 17h e em 13 de março, das 9 às 13h , na Sala da Administração.

 

ATENÇÃO!!!

A partir de 15 de março, os alunos de qualquer Programa de Assistência Estudantil da SuperEst (Bolsa Auxílio, Acesso e Permanência e Benefício Moradia) poderão se inscrever no Programa Segundo Tempo!

Os interessados deverão enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os seguintes dados:

Modalidade esportiva que escolheu ;

Nome completo;

Data de Nascimento;

Sexo;

Peso;

Altura;

Deficiência (tipo);

Nº Tênis;

Turno que estuda;

Nome da mãe/responsável,

Morador(a) da Residência estudantil?

Endereço com CEP (caso não seja moradora da residência estudantil),

Telefone celular.

 

VEJA AQUI O HORÁRIO DAS AULAS EM ABRIL.

Outras informações pelo telefone 2598-1855 (Telma Gil, Seção de Esportes, Cultura e Lazer da SuperEST) ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

assistencia estudantil

Informamos que a partir deste mês os alunos contemplados com BOLSA AUXÍLIO e BENEFÍCIO MORADIA receberão, além do valor de R$ 400,00 referente à Bolsa/Benefício, mais R$ 150,00 referentes a ajuda de custo transporte.

 

Os alunos que recebem BOLSA ACESSO E PERMANÊNCIA (cotistas no ano de ingresso), continuam recebendo os R$ 400,00 da bolsa acrescido do valor correspondente ao Bilhete Único (R$ 297,00) ou Bilhete Carioca (R$ 165,00),

 

Rio de Janeiro, 5 de março de 2013.

Prof. Antonio J. B. Oliveira

Superintendente Geral de Políticas Estudantis

poeticasurbanas cartaz

 

Clique na imagem para maiores informações

 

UFRJ PR7 - Pró-reitoria de Políticas Estudantis
Desenvolvido por: TIC/UFRJ